top of page
Foto do escritorPaulo Farias

ALEPE altiva e independente derruba vetos da Governadora Raquel Lyra



Por 30 votos a 10, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco derrubou os vetos da Governadora Raquel Lyra, na tarde desta terça-feira(17).


O resultado da votação mostra um duro recado dado pelos Deputados à Governadora Raquel Lyra, que não compreendeu ainda, mesmo sendo uma ex Deputada, a importância do Poder Legislativo.


Auxiliada por inábeis assessores políticos, se é que escuta alguém, a Governadora leva mais um revés no Plenário. Sem capacidade de diálogo, o governo foi esmagado na votação. Foram 30 votos para derrubar os vetos. Os votos não definem base aliada ou oposição ao governo e, sim o respeito ao Poder Legislativo e sua independência. Até os Deputados do PP, que são beneficiários de inúmeros cargos do governo, votaram pela derrubada do veto, exceto o Deputado Antônio Moraes, que votou pela manutenção dos vetos.


A ordem do dia trouxe o texto: “Veto Parcial, por inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público, a dispositivos do PLDO nº 944/2023, que estabelece as diretrizes orçamentárias do Estado de Pernambuco para o exercício de 2024, nos termos dos arts. 37, inciso XX; 123, § 2º; 124, § 1º, inciso I, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 31, de 2008; e 131, da Constituição do Estado de Pernambuco.”


Votaram pela manutenção dos vetos: Antônio Moraes (PP), Débora Almeida (PSDB), Franz Hacker (PSB), Izaias Regis (PSDB), Jarbas Filho (MDB), João Paulo (PT), Joãozinho Tenório (Patriotas), Joaquim Lira (PV), Renato Antunes (PL) e Socorro Pimentel (União).


Votaram contra a manutenção dos vetos: Abimael Santos (PL), Adalto Santos (PP), Aglailson Victor (PSB), Álvaro Porto (PSDB), Claudiano Martins Filho (PP), Cleber Chaparral (União), Coronel Alberto Feitosa (PL), Dani Portela (PSOL), Doriel Barros(PT), Frabizio Ferraz(Solidariedade), Gustavo Gouveia (SD), Gilmar Junior(PV), Henrique Queiroz Filho (PP), Jefferson Timóteo (PP), João de Nadegi (PV), João Paulo Costa (PCdoB), Joel da Harpa (PL), José Patriota (PSB), Kaio Maniçoba (PP), Lula Cabral (SD), Nino de Enoque (PL), Pastor Cleiton Collins (PP), Pastor Júnior Tercio (PP), Rodrigo Farias (PSB), Gleide Angelo(PSB), Sileno Guedes (PSB) e William Brigido (Republicanos).


O Presidente da Casa, Deputado Álvaro Porto, que inclusive é do mesmo Partido da Governadora, fez questão de antecipar seu voto, em sua fala e o confirmando no Painel.


“Tentamos vários acordos, esperamos posicionamento do Governo do Estado mas infelizmente os acordos que chegaram à essa Casa não foram favoráveis”, declarou o presidente da Alepe, Álvaro Porto.


Mesmo sendo da bancada da oposição, o Deputado Estadual João Paulo(PT), que dias atrás defendeu aliança do PT com a Governadora, votou pela manutenção do veto. Após o resultado, o petista João Paulo foi à Tribuna para tentar justificar seu voto, afirmando que o fez por ter sido Prefeito do Recife, por duas vezes e, que a matéria era negociável. No final de sua fala, o petista ainda argumentou que o resultado era um recado ao Palácio.

205 visualizações0 comentário

Commenti


  • Branca Ícone Instagram
bottom of page