top of page
Foto do escritorPaulo Farias

Datafolha: Lula tem 47% no primeiro turno contra 28% de Bolsonaro. Votos válidos Lula tem 53%.



Nova pesquisa do Datafolha mostra um cenário estável na corrida pela sucessão de Jair Bolsonaro (PL) na eleição de outubro. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 19 pontos de vantagem sobre o presidente, marcando 47% das intenções de voto no primeiro turno. As informações são da Folha de São Paulo.Bolsonaro tem 28%, seguido à distância por Ciro Gomes (PDT), com 8%. Dez outros candidatos se embolam, empatados tecnicamente, no pelotão dos que têm de 2% para baixo. A contagem regressiva de 100 dias para o pleito começa amanhã.


Pesquisa estimulada de intenções de voto no 1º turno


Lula (PT): 47% (48% na pesquisa anterior, em maio)Jair Bolsonaro (PL): 28% (27% na pesquisa anterior)Ciro Gomes (PDT): 8% (7% na pesquisa anterior)André Janones (Avante): 2% (2% na pesquisa anterior)Simone Tebet (MDB): 1% (2% na pesquisa anterior)Pablo Marçal (Pros): 1% (1% na pesquisa anterior)Vera Lúcia (PSTU): 1% (1% na pesquisa anterior)Em branco/nulo/nenhum: 7% (7% na pesquisa anterior)Não sabe: 4% (4% na pesquisa anterior)


Nos chamados votos válidos, Lula tem 53%. Para ganhar no primeiro turno, é necessário que o candidato some 50% dos votos válidos mais um voto. A votação será em 2 de outubro – o segundo turno está previsto para o dia 30 do mesmo mês.Votos válidos são aqueles que excluem, no cômputo geral, os brancos e nulos. Sob essa métrica, que é a utilizada pela Justiça Eleitoral para a contagem final do pleito, o presidente Jair Bolsonaro tem 32% das intenções de votação. Ciro Gomes, do PDT, marca 10%.


O Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades nos dias 22 e 23 de junho. A margem de erro da pesquisa, contratada pela Folha e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022, é de dois pontos para mais ou menos.


O cenário registrado é semelhante ao da pesquisa passada, realizada em 25 e 26 de maio, apesar da agudização da crise econômica e política envolvendo o governo federal.


Os pesquisadores do Datafolha foram a campo no mesmo dia em que emergiu a notícia de que o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro havia sido preso, ontem. Aliado por quem Bolsonaro disse colocar "a cara no fogo", ele protagoniza a apuração de um escândalo de corrupção, cujo combate é um dos pontos do discurso presidencial.

9 visualizações0 comentário

Comments


  • Branca Ícone Instagram
bottom of page