ELIAS GOMES E A CRÔNICA DE UMA DERROTA ANUNCIADA. O TERCEIRO LUGAR ERA O ESPERADO POR TODOS, MENOS POR ELE, QUE FOI HUMILHADO NAS URNAS POR MANO MEDEIROS
O grande escritor colombiano Gabriel García Marquez escreveu o célebre romance “crônica de uma morte anunciada”. Na obra prima da literatura universal, García Marquez inicia o livro pelo fim, narrando os detalhes da morte da personagem central, Santiago Nasar.
Na política pernambucana, mas precisamente na de Jaboatão dos Guararapes, a candidatura de Elias Gomes(PT), o bom intérprete já sabia que a aventura de Gomes era “A crônica da derrota anunciada.
Depois de sucessivos fracassos em Jaboatão e Cabo, um moribundo Elias Gomes(PT), apressou-se num exarcebardo oportunismo e filiou-se ao PT, mesmo sem qualquer história com o petismo. Elias era do PSDB Aecista. Porém, com a vitória de Lula sobre Bolsonaro, Elias Gomes com açodamento virou petista buscando pegar carona na popularidade de Lula.
Esqueceu Elias Gomes, que numa eleição municipal o povo não está interessado nas questões nacionais e sim nos problemas locais. Além do mais, a filiação de Elias Gomes ao PT, além de um oportunismo escandaloso, foi um erro estratégico.
Com o Prefeito Mano Medeiros realizando uma boa gestão, a aventura de Elias Gomes estava mais para desventura. A derrota era certa. Só Elias Gomes e meia dúzia que ainda o segue acreditava no sucesso de um projeto natimorto como o neo petista, símbolo do oportunismo barato. No meio da campanha, percebendo o erro que foi filiar-se ao PT, Elias Gomes começou a usar o branco. Bandeiras brancas começaram a substituir as vermelhas. O vídeo de Lula pedindo votos em nada ajudou, o mesmo aconteceu no Cabo, o presidente também gravou vídeo pedindo votos para Keko do Armazém(PP), na cidade vizinha, onde Elias também saiu derrotado e verá seus últimos seguidores desempregados, em janeiro de 2025, a exemplo de seu filho Betinho Gomes, que atualmente ocupa a Secretaria de Educação do Município vizinho.
O resultado, este blog já divulgara previamente. Há mais de um ano que cravamos que Elias Gomes seria terceiro lugar nas eleições. E não deu outra, Mano Medeiros venceu no primeiro turno e a diferença entre ele e Elias Gomes, que ficou no terceiro lugar, foi simplesmente, de 120 mil votos. Foi uma humilhação. Elias perdeu até para a bolsonaristaClarissa Tércio, que ficou em segundo lugar. Elias busca culpados pelo seu fracasso eleitoral, mas deveria procurá-lo no espelho.
A humilhante e acachapante derrota de Elias Gomes, acredito, que o fará acordar para a realidade e entender de uma vez por toda, que está na hora de parar, sob pena de mais exposições ao ridículo. É isso aí.
Comments