top of page
Foto do escritorPaulo Farias

Em Piedade, desova de tartarugas marinhas é registrada ao vivo por Rede de Tv


Dezenas de pessoas, que caminhavam no Calçadão de Piedade, pararam para assistir a um espetáculo da natureza e um grande trabalho de ambientalistas na luta pela preservação da espécie.


Para alguns, parece algo banal, porém é um momento raro, sublime e de amor a vida animal. De cada mil tartaruguinhas, apenas duas chegam a fase adulta, segundo especialistas.


Os filhotes rompem os ovos e nascem após um período de incubação que varia entre 45 e 60 dias, dependendo do calor do sol, do sombreamento e do regime de chuvas e maré onde os ovos foram depositados. Em movimentos sincronizados, os filhotes emergem em conjunto, retirando a areia, até alcançarem a superfície do ninho e correrem em grupo, imediatamente, para o mar. A saída do ninho ocorre quase sempre à noite, estimulada pelo resfriamento da temperatura da areia. Nessa hora, são menores as chances de serem atacados por predadores. Eventualmente, num dia nublado ou chuvoso, pode ocorrer o nascimento durante o dia, por conta do resfriamento da areia. Para chegar ao mar, os filhotes se orientam pela luminosidade do horizonte.


Hoje, a eclosão dos ovos deu-se pela manhã acompanhado por ambientalistas e registrada pela Rede Globo. Um profissional do Rádio Genilson Lopes parou o cometário esportivo que fazia no momento para registrar o momento é enviar para sua esposa que é ambientalista. Vários pessoas que caminhavam na nova orla de Piedade pararam para assistir e torcer pelas tartaruguinhas que chegavam ao mar.

59 visualizações0 comentário

Opmerkingen


  • Branca Ícone Instagram
bottom of page