top of page

Federação PSB/PDT/Solidariedade causa incerteza a deputados insatisfeitos




*Por Terezinha Nunes do Blog Dellas


Na semana passada, a bancada do PSB na Assembléia festejou a decisão do PDT e Solidariedade de aceitarem formar uma Federação dos três partidos. ”Agora a oposição aqui vai crescer”- afirmou um parlamentar socialista sem esconder o sorriso de celebração. Não foi a mesma, porém, a repercussão entre os quatro deputados do Solidariedade – Luciano Duque, Gustavo Gouveia, Fabrízio Ferraz e Lula Cabral – que receberam convite pessoal da governadora Raquel Lyra para integrar a base governista na Alepe e já analisam saídas para desembarcar em um dos partidos fiéis ao Governo. O preferido hoje seria o Podemos, comandado no estado pelo ex-deputado federal Ricardo Teobaldo.


No início do ano, os quatro contavam com o fato do Solidariedade não ter atingido a cláusula de barreira, o que os liberaria para procurar outro abrigo partidário mas foram surpreendidos com a fusão do Solidariedade com o Pros, garantindo a sobrevivência da legenda. Agora, quando socialistas celebram a Federação, eles passaram ver nesse caminho mais uma oportunidade de sair do atual partido por não concordarem com a companhia do PSB, legenda com a qual os quatro não se sentiriam a cavaleiro para combinar votações daqui pra frente.


Na última eleição, eles estavam no palanque de Marília Arraes que passou todo o primeiro turno combatendo fortemente o PSB. Agora não vêm sentido em uma convivência forçada com os socialistas. Esta semana vão ouvir advogados e, se possível, segundo um deles, “consultar o TSE sobre a possibilidade de sair do Solidariedade sem risco”. Na verdade, as Federações foram criadas recentemente e ainda não contam com um arcabouço jurídico de sustentação. Hoje há jurisprudência sobre o caso de fusões ou incorporações de partidos – nesses casos, os parlamentares insatisfeitos podem decidir tomar outro caminho – mas no caso das Federações a lei é omissa e a Justiça não foi demandada para um pronunciamento, o que pode ocorrer a partir de agora.


Como fica o próprio PSB?


Se os deputados do Solidariedade ganharem o direito a sair sem problemas, nem que seja via mandato judicial, deputados do PSB, já fechados no apoio à governadora Raquel Lyra, também podem utilizar a mesma estratégia para abandonar o ninho socialista, alegando desconforto com a Federação. “A confusão só está começando” afirmou ontem a este blog um deputado governista que acredita na possibilidade da nova Federação “ provocar mais baixas do que ganhos para a Oposição na Alepe”.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Branca Ícone Instagram
bottom of page