top of page
Foto do escritorPaulo Farias

Caça-níquel: sem chances Elias Gomes pode ser candidato a Federal de olho no Fundo Eleitoral.


O Fundo Eleitoral neste ano é na ordem de R$ 4,9 bilhões. O Fundo Eleitoral é repassado pelo TSE às legendas, respeitando as regras de distribuição estabelecidas pela Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).


O Fundo é dividido para os Partidos na proporção de sua bancada federal. Daí, o grande interesse do Partido em estimular candidaturas a Deputado Federal e o interesse maior ainda é de candidatos inexpressivos, sem chances de vitória, que vão para disputa para esquentar o nome para as eleições de 2024 e para levar uma fatia milionária desse fundo.


Sem poder fazer coligações, os partidos se desesperam para montar chapas e salvar seus Deputados e, para isso, pagam caro para estimular políticos a disputar as eleições de Deputado Federal. Só os candidatos a Federal são agraciados e, se for mulher, aí as coisas melhoram mais ainda.


É nessa vibe que pretende se colocar Elias Gomes(MDB-PE), que em decadência insinua-se a ser candidato a Deputado Federal mesmo sem qualquer chance de vitória.


Elias Gomes foi candidato a Deputado Estadual em 2018, em dobradinha com seu filho Betinho Gomes, que tentava a reeleição para Deputado Federal. Elias Gomes, havia deixado o mandato de prefeito de Jaboatão dois anos antes e, num Município de quase 500 mil eleitores teve apenas humilhantes 6 mil votos. Um fracasso Eleitoral. No Cabo de Santo Agostinho, Município que ele se achava o "Rei" , ele foi massacrado nas urnas, 3,5 mil votos apenas.


Em 2020, Elias Gomes mudou o seu domicílio eleitoral para o Cabo de Santo Agostinho-PE, pretensioso que é é, sem ouvir o recado dado pelas urnas, para ser candidato a Prefeito. Registrou a candidatura e 30 dias depois do início da campanha não conseguiu atingir 10% das intenções de votos. Desistiu, negociando o apoio a Keko do Armazém(PL), que viria a ser eleito, em troca de 3 Secretarias e algumas vantagens escamoteadas.


Mesmo diante de tanto fracasso, Elias Gomes, que já está de volta à Jaboatao dos Guararapes para ser candidato a Prefeito em 2024, já se afoita a ser candidato a Federal para abocanhar uma parte desse Fundo Eleitoral, para esquentar o nome em Jaboatão para 2024 e, para vender o que não tem ao Prefeito do Cabo, Keko do Armazém, que acredita que Elias Gomes, que para ele mesmo, conseguiu míseros 6 mil votos, pode conseguir 10 mil para seu candidato a Deputado Estadual. Essa é uma espécie de estelionato eleitoral que cai quem quer é, parece que Keko do Armazém está propenso a cair no antigo conto do vigário, daqueles que pretendem e conseguem vender o que não tem.


Sem qualquer chance de vitória, uma possível candidatura de Elias Gomes para Deputado Federal faz sugir uma nova modalidade de candidatura: A caça-níquel. É isso aí.

Comments


  • Branca Ícone Instagram
bottom of page