top of page
Foto do escritorPaulo Farias

Jaboatão tem um dos piores serviços de saúde do Estado, segundo o ranking do previne Brasil, do IBGE



O povo de Jaboatão dos Guararapes não tem o que comemorar, quando se trata dos serviços básicos de saúde oferecidos pelo Município. A Gestão do Prefeito Mano Medeiros(PL) deixa muito a desejar quando o assunto é a atenção básica à saúde.



Assim como o Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, Municípios mais ricos do Estado de Pernambuco, Jaboatão dos Gurararapes, que tem a segunda maior receita do Estado de Pernambuco, figura nos últimos lugares no ranking da Previne Brasil, realizado pelo IBGE. Consulte o link abaixo e veja.



Jaboatão dos Gurararapes, sob o comando de Mano Medeiros está na vergonhosa colocação 182ª, de acordo com o Previne Brasil.


O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.


A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Comments


  • Branca Ícone Instagram
bottom of page