top of page
Foto do escritorPaulo Farias

Mesa da Câmara Federal confirma decisão do TSE, que cassou mandato de Dalton Dellagnol


A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados confirmou, hoje, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar o mandato do deputado Deltan Dallagnol (Pode-PR) por tentativa de burlar a Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2022.


A Corte eleitoral decidiu pela cassação do parlamentar no dia 16 de maio, por unanimidade, por irregularidade ao pedir exoneração do cargo de procurador da República enquanto ainda era alvo de procedimentos para apurar infrações disciplinares no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). No entendimento dos ministros, esses processos poderiam levar a punições.


A Lei da Ficha Limpa e a da Inelegibilidade não permitem candidatura de quem deixa o Judiciário ou o Ministério Público para escapar da pena. Segundo a Constituição, a Mesa Diretora da Casa Legislativa precisa declarar a perda do mandato do parlamentar quando é decidida pela Justiça Eleitoral. O trâmite é regulamentado por um ato da Mesa da Câmara de 2009.


É diferente, por exemplo, da perda de mandato por quebra de decoro ou por condenação criminal, que exigem aprovação da maioria absoluta do plenário da Casa.


Geralmente, a Câmara, por espírito de corpo, protege o parlamentar. Porém, a postura de Dellagnol como Procurador da Lava Jato prejudicou muito sua imagem na Câmara e os Deputados entenderam que não valia a pena brigar com o TSE para defender o Deputado.


43 visualizações0 comentário

Comments


  • Branca Ícone Instagram
bottom of page