O jornalismo tem como pressupostos o compromisso com a verdade e a informação.
Não se faz o bom e saudável jornalismo sem esses dois pilares.
Com o boom das redes sociais e a proliferação de blogs, o que é benéfico, pois democratiza o direito de informar, surge também a indústria da Fakenews, que presta grande desserviço à sociedade, pois alguns desprovidos de ética profissional, passam a servir a detentores de poder para divulgar qualquer notícia, mesmo que estapafúrdia apenas com o escopo de gerar um link para que o pagante pela divulgação da notícia falsa, possa assacar contra a honra de seu adversário.
Essa semana, alguns blogueiros, daqueles que apenas replicam notícias enviadas pelas assessorias de imprensa de políticos e de prefeituras, divulgaram uma nota absurda, incrível, qual seja: " Ex Prefeito Lula Cabral é condenado pelo FNDE....."
Ora, divulgar matéria com um conteúdo estapafúrdio desse é o cúmulo da irresponsabilidade, má e deslealdade. É um descompromisso com a informação. Ora, qualquer pessoa, por mais ignorante que seja no ramo do direito, que tenha responsabilidade com a verdade nem publica nem, muito menos difunde uma Fakenews dessa magnitude. Ora, como pode alguém ser condenado sem ser por um Tribunal? Sem uma sentença?
Ora, o FNDE é uma Sigla que significa: Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. Como pode alguém ser condenado por um Fundo?
É inaceitável, que jornalista experiente, preparado como, por exemplo o Senhor Magno Martins divulgue tamanho absurdo. É difícil imaginar ser por ignorância, porém muito mais doloroso para mim seria crê que tenha sido por má fé ou qualquer outro sentimento mesquinho ou ignóbil.
É bem verdade, que o verdadeiro jornalismo ocorre quando se publica a verdade doa a quem doer. Longe disso, é-se de lamentar que alguns blogs em vez de cumprir o papel de informar com a verdade, sirvam como agência de publicidade de prefeitos e políticos, que pagam para que sejam publicados absurdos e, que tais blogueiros publicam sem sequer ter o cuidado de ler.
Paulo Farias do Monte
É advogado e suplente de Vereador pelo PSB- Cabo de Santo Agostinho-PE.
Comments