top of page
Foto do escritorPaulo Farias

PP de Pernambuco desidrata com perda de deputados e deve ter bancada reduzida a metade em 2023



O PP-PE, comandado pelo Deputado Federal Eduardo da Fonte sofre um verdadeiro desmanche, já no início da janela da infidelidade, quando os deputados estaduais e federais podem mudar de partido, sem o risco de perderem seus mandatos.


Está em curso uma desidratação do PP de Pernambuco. Diversos quadros do partido já saíram ou estão fazendo as malas, desembarcando em partidos de oposição ou mesmo situação. Eriberto Medeiros, presidente da Alepe, deve deixar a legenda e desembarcar no PSB.



outro quadro de saída do PP é Romero Albuquerque. O Deputado Estadual Romero Albuquerque deixa a base do governo Paulo Câmara (PSB) e desembarca no União Brasil, partido pelo qual Miguel Coelho lançou pré-candidatura ao Governo de Pernambuco.

Outro nome com os dois pés fora do PP é Joel da Harpa. O deputado estadual, visto como bolsonarista, após desgaste, teve sua saída anunciada e agora vai se integrar ao PL de Anderson Ferreira. Trata-se do partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro vai disputar a reeleição neste ano.


Nos bastidores, a saída de deputados e quadros do PP tem alimentado um clima de tensão entre os que ficam, sobretudo porque o partido tende a diminuir o número de cadeiras conquistadas no Legislativo Estadual, como também ajuda a aumentar o ponto de corte para quem vai disputar as vagas.


A Deputada Estadual Fabíola Cabral não será candidata a reeleição, abrindo o espaço para o pai, o Ex Prefeito Lula Cabral, que disputará pelo PSB. Logo, Fabíola Cabral é outra baixa nos progressitas.



Uma fonte proxima, que pediu o sigilo da Fonte, explica que Eduardo da Fonte está tendo problemas para montar uma chapa para deputados federais do PP. "Tem sido um desafio para o parlamentar que tenta emplacar também o filho Lula da Fonte como federal. Por lá o que se tem notícia é de que o partido não dispõe de quadros com votos suficientes para conquistar a segunda vaga", diz o interlocutor.


Também nos bastidores do PP, fala-se que Fernando Monteiro estaria observando com desconfiança a montagem da chapa e poderia deixar o partido. O deputado federal, porém, negou veementemente ao blog do Jamildo e disse que tem zero chances de abandonar a legenda.


Pelas contas que o Deputado Eduardo da Fonte vende aos pré candidatos, o PP elegerá 10 a 11 Deputados Estaduais, porém todos os analistas e blogueiros cravam 4 deputados eleitos com certeza, podendo eleger 5, no máximo. Nessa esteira, a bancada do PP na ALEPE em 2023 estará reduzida à metade.


Comments


  • Branca Ícone Instagram
bottom of page