top of page
Foto do escritorPaulo Farias

Sobre a saída de Edna Gomes do Grupo de Lula Cabral e sua adesão ao time de Keko do Armazém




*Por Paulo Farias, suplente de vereador do Cabo de Santo Agostinho.



Conheci Edna Gomes, em dezembro de 1995, junto com Lula Cabral, que já pensava e se organizava para disputar a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, pela primeira vez. Mesmo tendo idade para tanto, Edna sequer tinha o título de eleitor.


Em 1996, coordenamos a primeira campanha de Lula Cabral. Perdemos as eleições, mas não perdemos a esperança. Em 1998, ao lado de Lula Cabral, vencemos a eleição para Deputado Estadual. Lula Cabral saiu eleito do Cabo de Santo Agostinho.


Em 2000, mais uma vez, perdemos a eleição para Prefeito, mas de novo, mantivemos a esperança. Em 2002, elegemos Lula Cabral para seu segundo mandato de Deputado Estadual. Em 2004, Lula Cabral, em fim, foi eleito Prefeito do Cabo.


Ao assumir a Prefeitura, Lula Cabral nomeou, por merecimento, Edna Gomes como sua Secretária de Programas Sociais. Com sua experiência na Gestão privada, Lula a ensinou o passo a passo, já que Edna Gomes não possuía qualquer experiência. Seguindo as orientações de Lula Cabral, ela fez um bom trabalho.


Em 2008, com a força de toda a máquina de um governo otimamente avaliado e com Lula Cabral, coordenando, com mão de ferro sua campanha, Edna Gomes é eleita Vereadora é Lula Cabral reeleito prefeito. Até eu, votei, nessa eleição, em Edna Gomes, mesmo contra a minha vontade, mas não poderia negar ao pedido e apelo de Lula. Ao assumir, Lula Cabral mais uma vez, entregou a Edna Gomes o comando da cobiçada Secretaria de Programas Sociais, que com sua estrutura elege qualquer um.


Em 2012, na sua sucessão, Lula Cabral apresentou Vado da Farmácia e, para se fazer presente na Chapa Majoritária, Lula impôs Edna Gomes como Vice. Vado foi eleito Prefeito e Edna, vice. Foi a bondosa e afetuosa mão de Lula Cabral, mais uma vez, catapultando o nome da "companheira", como ele sempre a tratou.


Em 2016, mais uma vez Lula Cabral elegeu-se prefeito e colocou todo o seu prestígio para eleger Edna mais uma vereadora. Ao assumir, Lula nomeou Edna Gomes mais uma vez como Secretária de Programas Sociais. Nos dois mandatos, Edna Gomes não passou três meses na Câmara Municipal porque ela não gosta de ser Vereadora e nem de vereador, só gosta e quer ser secretária. Deve ter suas razões.


Porém, em 2020, Lula Cabral foi candidato à reeleição e colocou Edna Gomes sua vice, quando disputaram e perderam as eleições para o atual Prefeito Keko do Armazém.


Já no início de 2021, Edna Gomes aproximou-se Keko do Armazém, que nomeou o filho para um cargo comissionado no atual Governo. Em seguida, através do próprio Keko do Armazém, Edna aproximou-se de Eduardo da Fonte para ocupar uma Secretaria Executiva, no Governo Paulo Câmara.


Em 2022, Lula Cabral fez o seu resgate e a colocou como uma das corrdenadoras da campanha dele, para Deputado Estadual e Fabíola para Federal. Em troca, Edna foi presenteada com um Cargo na Câmara Federal, no Gabinete da então Deputada Federal e candidata a Governadora Marília Arraes, por pedido de Lula Cabral. No final da campanha, Edna Gomes foi nomeada no Gabinete de Fabíola Cabral, onde esteve até 31 de janeiro desse ano.


Portanto, não há supresa numa adesão de Edna Gomes ao grupo de Keko do Armazém(PL), até porque o próprio Keko do Armazém foi vice de Lula.


Se Keko do Armazém a nomear como Secretária Municipal de Programas Sociais e ela, investida no Cargo, seguir o que Lula Cabral a ensinou, ela tem condições de desempenhar um bom trabalho, como por exemplo socorrer os que vivem em situação de rua, nas praças do Cabo, invisíveis aos olhos cegos da atual secretária e do próprio Prefeito Keko do Armazém. Edna Gomes, sabe colocar os vereadores no seu devido lugar, pois com pulso forte, não permitiria como a atual secretária, que Vereadores e aliados de Keko do Armazém fizessem entregas de cestas básicas, de enxovaval e outros benefícios, sem um prévio cadastro e parecer de assistentes sociais para serem usados como favores eleitoreiros. Disso eu não tenho duvidas.


Quanto aos questionamentos que muitos nos fazem sobre o porquê de Edna Gomes ter deixado nosso grupo para aliar-se a Keko do Armazém? Digo que essa pergunta deve ser feita a Sra. Edna Gomes porque ninguém foi mais beneficiária da força e do prestígio de Lula Cabral do que ela.


A nós, só cabe desejar boa sorte no seu novo caminho e que se caso, a ingresse nesse governo, que ajude o Cabo de Santo Agostinho, pois o povo já não aguenta mais tanto descaso, descompromisso e desgoverno.

Kommentare


  • Branca Ícone Instagram
bottom of page