top of page
Foto do escritorPaulo Farias

No Cabo, a Vida imita a Arte e a Criatura, voltar-se-á contra o seu criador.


*Por Paulo Farias do Monte


Frankenstein é uma obra de Mary Shelley, escrita quando ela tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817. Nela, a criatura, montada com partes de cadáveres por um cientista, ganha vida e se vira contra o criador.

Como se diz que a vida imita a arte, a política não é exceção.


No Cabo de Santo Agostinho, o Prefeito Keko do Armazém(PP) loteou o Governo, nomeando aliados de outros Municípios e comprometeu as finanças, quebrando a quinta economia do Estado para eleger o seu Deputado Estadual, Jeferson Timóteo(PP), uma espécie de Frankstein da Política Cabense.


Jefferson Timóteo foi eleito, tendo a maior votação numericamente, da história do Cabo, porém proporcionalmente, perde para as votações dos irmãos, Lula e Everaldo Cabral, nas eleições de 1998 e 2006, respectivamente. Jeferson Timóteo é a criatura criada por Keko do Armazém, montada com cacos, restos políticos.


Quase dois anos depois, eis que a criatura começa a conspirar contra seu criador, orientado pela Direção Estadual do seu próprio partido, o Progressistas-PP, que o nomeou, açodadamente, como coordenador da campanha do seu criador, para apunhalá-lo, pelas costas.


Timotéo, já em campanha antecipada, tomou para si, das mãos do seu criador, que está desmoralizado, o comando da política do Grupo, chamando lideranças, posando para fotografias e, dizendo ao pé do ouvido de seus interlocutores, tudo que o seu criador não pode ouvir e nem deseja.


Nos bastidores e entre os próprios secretários e aliados, vereadores da base, todos já sabem o que só Keko do Armazém não sabe(será?): A criatura será o candidato, no lugar do seu criador.


A Keko do Armazém só resta acordar, do sono profundo e procurar outro abrigo partidário, se quiser ser o candidato à sua sucessão, pois do contrário, inviável como está, com uma rejeição de 75%, o PP negará a ele a legenda para dar lugar à criatura, que tem a sua própria cara e substância. Ocorre, que o povo do Cabo não aguenta mais, porque Keko é Jeferson e Jeferson é Keko. Assim como os humanos são a semelhança de Deus, Jeferson foi feito como semelhança de Keko, só com algumas deficiências. Na verdade, Jeferson foi fruto de aberração cromossômica de Keko do Armazém. É isso aí.


*é advogado OAB-PE 24112 e Jornalista DRT 77421/SP




Comments


  • Branca Ícone Instagram
bottom of page