top of page
Foto do escritorPaulo Farias

Vice-governadora conhece centro de documentação da Cepe, no Cabo




A vice-governadora Priscila Krause conheceu nesta terça-feira (23), no Cabo de Santo Agostinho, Centro de Gestão e Guarda de Documentos (CGGD) da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), conhecida como Cepe Doc. Referência no país, a unidade funciona no Cone Suape, onde armazena, conforme as normas técnicas e as leis brasileiras, 700 mil caixas com documentos de órgãos públicos e de empresas da iniciativa privada.


O funcionamento do Cepe Doc foi apresentado à vice-governadora pelo presidente, João Baltar Freire, e pelo diretor administrativo financeiro da companhia, Igor Burgos.



Ao percorrer parte dos nove mil metros quadrados do Cepe Doc, João Baltar e Igor Burgos detalharam para Priscila Krause os serviços oferecidos pela Cepe nos campos da digitalização, gestão e guarda de documentos. A companhia possui cerca de 35 clientes, entre públicos e privados, informou o presidente João Baltar, sendo as secretarias estaduais de Saúde e Educação e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) os de maiores volumes de serviços. A Secretaria de Educação, por exemplo, tem um acervo de aproximadamente 35 milhões de imagens digitalizadas.


“A Cepe cumpre um papel importante na gestão da memória da administração pública e faz isso com tecnologia de ponta, o que traz segurança para os clientes e a garantia de preservação de documentos administrativos e históricos”, afirmou à vice-governadora, após ter percorrido o Cepe Doc.


Além de conferir o rigor técnico no armazenamento da documentação, Priscila viu de perto as quatro fases a que os documentos podem ser submetidos, o que depende dos contratos firmados entre as empresas e a Cepe.


O processo inclui a preparação do documento, como higienização e retirada de grampos, a captura de imagem, a inspeção e indexação.

O serviço de digitalização, gestão e guarda começou a ser feito pela Cepe em 2015, quando o governo instituiu a Política Estadual de Gestão Documental de Pernambuco através da Lei Estadual nº 15.529.


Até o momento, cerca de 102 milhões de imagens já foram digitalizadas e outras milhares estão no processo de digitalização. Entre os documentos na fila para digitalização constam milhões de fichas do Instituto de Identificação Tavares Buril (ITB). A lista de serviços já executados reúne documentos, incluindo cartas circulares, do arcebispo de Olinda de Recife, dom Helder Camara (1909-1999), cujo processo de canonização tramita no Vaticano.

Comments


  • Branca Ícone Instagram
bottom of page